Pesquisa de Clima Organizacional
Clima organizacional é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, a reação comportamental e psicológica que constitui o ambiente de trabalho. Esse aspecto pode ser positivo ou negativo, refletindo na motivação e na qualidade dos serviços, trazendo consequências na produtividade e resultados para a empresa. Quanto maior a qualidade de vida no trabalho, maior tende a ser a motivação dos empregados. Clima é a descrição das condições de trabalho de um ambiente.
A pesquisa de clima é uma ferramenta utilizada nas organizações com o objetivo de mensurar informações fornecidas pelos colaboradores, possibilitando um mapeamento de aspectos positivos e críticos que podem afetar o desempenho das atividades. São mensurados dados como liderança, relações com a chefia, perspectiva profissional, acúmulo de funções, prazos, rotinas, acidentes, satisfação com salários, infraestrutura, entre outros.
É através desses resultados, que a organização terá recursos para a definição de um plano de ação para a melhoria do clima organizacional e contribuir para os aspectos motivacionais de seus colaboradores.
O grande desafio das organizações é manter seus colaboradores motivados. Existem variações do indivíduo que podem mudar em função de situações e do tempo que podem afetar seu estado psicológico e até mesmo fisiológico. Esses fatores podem afetar a rotina da empresa e por isso a necessidade de se mensurar esses dados.
A Pesquisa de Clima poderá servir como um “termômetro”, que apontará pontos fortes e fracos de cada setor.
Esse controle pode favorecer até mesmo a redução de riscos, pois o estresse laboral, pode levar a falta de concentração, irritabilidade e outros sintomas que podem levar a acidentes.
Um colaborador que é reconhecido pela empresa, no seu esforço e dificuldades encontradas, poderá se emprenhar muito mais e desenvolver o seu potencial além do esperado.
Compreender as diferenças entre as pessoas é o ponto primordial para chegar ao equilíbrio entre a produtividade e a satisfação.