Orientação Vocacional

Fator Humano TD > Serviços  > Orientação Vocacional
Orientação Vocacional

Orientação Vocacional

É sabido que, em nossa sociedade, a escolha de uma profissão ocorre numa etapa muito prematura da vida dos adolescentes. A falta de conhecimento suficiente para tal escolha pode acarretar em consequências para o futuro profissional do indivíduo, como a desistência ou o abandono do curso escolhido, a insatisfação profissional, e as várias mudanças de cursos.

 

O objetivo do Orientador Vocacional é o de auxiliar o orientando a exercer um papel ativo sobre a sua escolha profissional. Para tal, serão utilizados instrumentos que facilitarão o aprofundamento do seu conhecimento pessoal e a resolução de conflitos que impedem a tomada de decisão, enquanto que aproximará o indivíduo da sua realidade ocupacional.

 

O processo é realizado por meio de entrevistas, dinâmicas, pesquisa de campo, testes de aptidões e de personalidade. São dados, que apontarão características, habilidades, valores e expectativas com o futuro, que serão relacionados com a realidade profissional.

 

Este sistema também já vem sendo infiltrado em algumas organizações, como os programas para os jovens aprendizes e também para os colaboradores, facilitando uma definição para um plano de carreira que esteja de acordo com a sua vocação.

 

Este processo parte do pressuposto de que o indivíduo é  multipotencial e as profissões são amplas o bastante para permitir certa variedade de indivíduos em cada ocupação.

 

Os recursos utilizados são reconhecidos e validados pelo Conselho Federal de Psicologia.

Ilva Anunciação
Ilva Anunciação

Psicóloga fundadora da Fator Humano T&D. MBA em Gestão Estratégica em Recursos Humanos. Psicóloga Perita em Avaliação Psicológica e em Trânsito. Formação Técnica para Instrutora em Treinamentos pela Marinha.

Sem comentários

Poste um Comentário

Comentário
Nome
E-mail
Website