O Impacto do Clima Organizacional na Produtividade

Fator Humano TD > Artigos  > O Impacto do Clima Organizacional na Produtividade
O Impacto do Clima Organizacional na Produtividade

O Impacto do Clima Organizacional na Produtividade

Quando falamos em mão de obra qualificada e resultados em uma empresa precisamos contextualizar e diagnosticar a gestão de pessoas para que se verifique se o planejamento estratégico está em harmonia com os resultados esperados. Para tanto, é necessário compreender O Impacto do Clima Organizacional na Produtividade. É impossível se falar em gestão de pessoas e não associá-las ao ambiente de trabalho e ao rendimento da atividade laboral do dia a dia na empresa.

Mas, qual a relação entre esses dois fatores?

 

Primeiramente é preciso esclarecer o que é clima organizacional para que se possa compreender a associação e a consequência entre um fator e outro no contexto de trabalho. O clima organizacional é sobretudo tão importante, que pode afetar a estrutura da organização como um todo. É na dinâmica dos colaboradores inseridos em um determinado cenário que será definida essa engrenagem. A relação com as pessoas, com a organização do trabalho, com a chefia, com os fatores ergonômicos, com a comunicação, com a autonomia no desenvolvimento de tarefas, com as oportunidades de crescimento, com a distribuição de trabalho, são alguns pontos a serem pesquisados para avaliar a satisfação e o nível de motivação dos empregados. Esses resultados podem ser positivos ou negativos dentro de uma empresa.

Como ocorre O Impacto do Clima Organizacional na Produtividade?

 

O fato de algum desses elementos citados ou algum outro fator não estar ocorrendo bem dentro de uma empresa e acarretar descontentamento ou dificuldades em desenvolver as tarefas laborais no dia a dia, isso pode gerar outros fatores relevantes. Devido a insatisfação no trabalho, o nível de estresse pode ser aumentado e isso afetar a equipe toda de trabalho como se fosse um “efeito dominó”, um influenciando o outro. As relações interpessoais seriam atingidas, causando mal-estar e descontentamento e os níveis de estresse levariam a níveis de doenças crônicas mais sérias, como a de burnout. Essa, conhecida como uma exaustão física e emocional no ambiente de trabalho.

Essas crises elevadas podem afetar os níveis de rotatividade da empresa, desencadeando no absenteísmo ou até mesmo no presenteísmo. Sendo assim, uma forma do empregado se manter na empresa, mesmo que com baixo rendimento. Isso ocorre devido ao receio de pedir um afastamento ou até mesmo pela falta de conhecimento de que necessita de auxílio e tratamento. Desta forma, pessoas com transtornos mentais e baixo rendimento continuam na linha de produção afetando o planejamento da estrutura organizacional.

O Impacto do Clima Organizacional na Produtividade então é responsável por afetar a saúde mental?

 

A saúde mental é a terceira causa de afastamento no trabalho no Brasil. Essa estatística aponta apenas os casos de pessoas que adoeceram e realmente foram em busca de tratamento. Mas, muitas vezes o cenário organizacional não é saudável, devido a uma pressão gerada pela chefia por exemplo, e a pessoa aceita aquela condição de trabalho porque necessita do salário para a sobrevivência. Podemos afirmar que o clima organizacional influencia a saúde mental e essa, a produtividade. Esse é um dos fatores que pode levar o indivíduo ao adoecimento.

Mas, é importante ressaltar que o clima de trabalho pode afetar em aspectos positivos também. Quando a empresa atende as necessidades de seus colaboradores, oferece um lugar seguro e saudável, com certeza a resposta nos seus resultados também será melhor. Existe uma espécie de “contrato” subjetivo entre empregador e empregado. A empresa mostra que se preocupa com você e oferece o suporte de que você necessita. Por outro lado, o funcionário sente-se acolhido e satisfeito e procura dedicar-se mais, como uma espécie de retribuição e lealdade à instituição que o acolheu.

Toda empresa que se preocupa com o ambiente de trabalho pode sofrer O Impacto do Clima Organizacional na Produtividade?

 

Temos que lembrar toda empresa está sujeita a ter o clima organizacional afetado. Estamos lidando com pessoas e são muitas as causas que podem atingir esse cenário. Mas, aquelas empresas que se preocupam com as rotinas de trabalho, com a influência que seu ambiente traz para seus colaboradores e fazer um acompanhamento dessas condições, com certeza terá menores consequências. Será possível identificar os pontos relevantes que podem afetar a conduta dos profissionais ali presentes. Fazendo o acompanhamento desse processo, em tempos em tempos, pode ser a melhor forma de prevenção para que não ocorram impactos negativos e indesejados de forma inesperada no negócio.

Pode-se dizer que o clima organizacional é um diferencial nas empresas?

 

Com certeza. Nesse momento de pandemia em que estamos vivendo, muitas empresas despertaram o interesse em proteger a saúde mental de seus colaboradores. Pois, foi identificado um nível de estresse muito grande. E também, como sabemos, existe o estresse pós traumático que prejudicaria o trabalho em um momento inusitado. Então se pergunta: Como estarão no futuro esses colaboradores no ambiente de trabalho? A linha de produção não pode ter um declínio e consequentemente isso também afetar o clima organizacional? São duas vias e uma pode afetar a outra. Produção e clima em um círculo vicioso, de forma positiva ou negativa. De qualquer maneira, o importante em se analisar é a saúde das pessoas e os resultados da empresa, que poderão estar em risco. Hoje as empresas estão “despertando” mais para esse tema e estão cuidando mais de seus empregados. Pois, sabem que se esse zelo pelo indivíduo existir, estarão olhando consequentemente para um cenário macro.

Quais são as principais recomendações para prevenir O Impacto do Clima Organizacional na Produtividade?

 

A valorização de pessoas como o principal recurso da organização. Muitas empresas deixam de investir por falta de recursos e se sentem obrigadas a executar treinamentos obrigatórios por lei. Mas, não se deram conta do quanto acabam sofrendo danos pela falta desse tipo de investimento. A produtividade cai, empregados de baixo desempenho permanecem, muitos são afastados e pode acontecer até mesmo muitos acidentes pela falta de condição de trabalho. Nessa situação, são vidas em questão e avarias de mercadorias gerando processos por indenização e danos, que acabam trazendo um prejuízo muito maior do que se tivessem realizado um projeto de valorização da saúde mental no trabalho.

O Impacto do Clima Organizacional na Produtividade pode ser evitado. É importante contratar consultorias especializadas para que se possa ter orientações adequadas e realizar periodicamente um diagnóstico preventivo e de acompanhamento trazendo melhorias para o cenário organizacional. Uma empresa com esse tipo de preocupação com certeza terá respostas positivas e consequentemente irá superar a concorrência.

Ilva Anunciação
Ilva Anunciação

Psicóloga fundadora da Fator Humano T&D. MBA em Gestão Estratégica em Recursos Humanos. Psicóloga Perita em Avaliação Psicológica e em Trânsito. Formação Técnica para Instrutora em Treinamentos pela Marinha.

Sem comentários

Poste um Comentário

Comentário
Nome
E-mail
Website

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.