O Desafio Atual na Gestão de Pessoas

Fator Humano TD > Artigos  > O Desafio Atual na Gestão de Pessoas
espaço-santista

O Desafio Atual na Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas tem sido um fator decisivo para a Realização Estratégica de Negócios nas empresas, seja no Brasil, nas Grandes Capitais, no nosso Espaço Santista ou em qualquer parte do mundo. O Capital Humano é o recurso mais importante dentro de uma organização.

 

Hoje em nosso país, as pequenas e as grandes empresas buscam fortalecimento diante de algumas mudanças que a economia vem apresentando. Aos poucos, percebemos que esse quadro está se tornando um pouco mais estável, porém deixando dúvidas para as organizações sobre no que se deve investir primeiramente…

 

Todo o processo de uma empresa e a sua estrutura é formada pelas pessoas. E o conhecimento é o principal elemento para o funcionamento de todo o cenário planejado. As metas e as missões serão concretizadas pelo desempenho desses profissionais, que dependerão de uma Gestão bem aplicada. Esses, são a base de uma empresa. São eles quem contribuirão para o resultado do negócio. A partir do momento em que se realiza um processo seletivo e uma nova contratação, um novo fator está inserido no ambiente empresarial. A pessoa deve atender as qualificações necessárias ao cargo, ter capacidade técnica e comportamentos adequados ao perfil da vaga.  Os requisitos não sendo suficientes, trarão consequências prejudiciais ao ambiente de trabalho. Esse e outros conceitos que envolvem o desenvolvimento e o desempenho profissional, podem afetar toda a estrutura de uma organização. A escolha e a investigação das competências adequadas ao cargo são fundamentais para o sucesso nos resultados.

 

O gerenciamento de pessoas está além de descobrir novos talentos, mas também em mantê-los na empresa e não perdê-los para a concorrência. Esses colaboradores precisarão de motivação e de qualidade de vida no trabalho. Por isso, é tão importante o uso de ferramentas adequadas na gestão de uma equipe, o uso de recursos fundamentais como a comunicação e o feedback eficaz fazem a diferença de forma positiva. Elementos como esses, se mal utilizados, podem afetar nas relações interpessoais e trazer consequências indesejáveis nas atividades profissionais. E por falar nisso, como está o Clima da sua Empresa? O que melhorar no ambiente de trabalho e nas relações entre as pessoas? A produtividade e a qualidade nos serviços são consequências de um ambiente favorável e acolhedor. O desenvolvimento profissional/pessoal e organizacional estão interligados.

 

No Brasil, a cultura de investir em treinamentos comportamentais, ainda é algo novo e que vem sendo implantado. Algumas Empresas Modelos se destacam no mercado de trabalho. A conscientização de se investir em pessoas e a importância desse fator para uma organização aos poucos vem crescendo. Porém, questões como a economia do país e a instabilidade financeira das empresas, ainda são um obstáculo e trazem questionamentos sobre esse tema. Não há dúvidas sobre a importância de se investir em pessoas. Mas, questões como superar essas dificuldades e as consequências financeiras de um “investimento de risco”, tem sido relevantes nessa tomada de decisão. Muitas vezes, a cautela faz com que os poucos recursos disponíveis sejam direcionados apenas para a realização de tarefas consideradas obrigatórias pelas normas e legislações, deixando de lado a questão comportamental e a saúde mental do colaborador e da empresa.  Pouco se pensa sobre o prejuízo de um ambiente negativo dentro empresa, taxas de absenteísmos causadas pelo estresse laboral e/ou acidentes de trabalho causados por fatores emocionais, podem trazer ainda um prejuízo ainda maior. A estrutura de negócio de uma empresa pode ser afetada desde a base operacional à liderança.

 

A Gestão de Pessoas é uma necessidade das empresas em todo o mundo, porém, em cada região a prioridade se modifica de acordo com os recursos disponíveis. Essa é uma batalha para as pequenas empresas e até mesmo para algumas Multinacionais. Nas grandes Capitais ou pequenas cidades, cada empresa reage à economia de diferentes formas e possibilidades. Basta torcermos para que em nosso Espaço Santista, cidade do maior Porto da América Latina e do Estado de São Paulo, o Recurso Humano conquiste essa superação das empresas.

 

As empresas do Segmento Portuário da nossa cidade de Santos e região poderão trazer essa qualidade de vida aos seus colaboradores. A Fator Humano T&D oferece serviços em Gestão de Pessoas, a valorização dos profissionais como o principal recurso de uma organização.

Ilva Anunciação
Ilva Anunciação

Psicóloga fundadora da Fator Humano T&D. MBA em Gestão Estratégica em Recursos Humanos. Psicóloga Perita em Avaliação Psicológica e em Trânsito. Formação Técnica para Instrutora em Treinamentos pela Marinha.

Sem comentários

Poste um Comentário

Comentário
Nome
E-mail
Website