Dinâmicas de Grupo
Esse recurso traz uma amplitude muito grande a quem for explorá-lo. Pode ser um importante elemento utilizado nas salas de aula, trazendo maior dinamismo ao ensino, favorecendo na harmonia entre a teoria e a prática e na assimilação de conteúdo das disciplinas aos alunos. Outras finalidades para o seu uso em treinamentos são as técnicas de simulação, provas situacionais que trazem novas reflexões e diferentes percepções aos colaboradores, contribuindo para a solução de alguns casos que se apresentam durante o trabalho. Esses processos são bastante enriquecedores, gerando melhores resultados no desempenho de suas atividades. As dinâmicas de grupos favorecem também para a integração de equipes, para o uso de diagnóstico organizacional e também são muito utilizadas na avaliação de seleção de candidatos. São valiosos instrumentos para profissional que pretende utilizá-las. Visam esclarecer alguns aspectos no desempenho de uma equipe ou indivíduo. Esse processo de avaliação não poderá depender somente das dinâmicas, deve ser complementado com outras técnicas.
As dinâmicas de grupo quando utilizadas na análise de perfil para a seleção de pessoas, não trarão em evidência todos os elementos da personalidade em que se deseja investigar para a vaga requisitada. É necessário um instrumento que complemente essas informações, como os testes psicológicos e as entrevistas. Porém, para determinados cargos, essa prática favorece na análise de importantes características dos envolvidos, como a capacidade de comunicação, a forma de lidar com a frustração, a iniciativa, a criatividade, a capacidade de planejamento, a competição, a colaboração, a capacidade de liderança, entre outros.
Definir uma dinâmica não é algo simples. Deve-se primeiramente analisar o objetivo para se aplicar de forma precisa, cada etapa deve ser cumprida corretamente e mediada de forma adequada.
O projeto A Emoção Através da Arte é uma Dinâmica realizada pela Fator Humano T&D que atua sobre temas diversificados, desenvolvendo fatores importantes como a comunicação, liderança, equipes, entre outros. Clique aqui e saiba mais.