Avaliação Psicossocial
A Avaliação Psicossocial é uma avaliação psicológica de aspectos emocionais, comportamentais e de personalidade do indivíduo, com o objetivo de verificar seu potencial para trabalhar nas atividades das quais estarão inseridos e avaliar os seus riscos.
Na área portuária, por exemplo, serviços que envolvem a movimentação de mercadoria, sejam o de conferente de carga, o de capatazia, o de estiva, entre outros, são pré-qualificados. O colaborador deve ser treinado e habilitado para que possa exercer a sua função, cumprindo com as normas de segurança e saúde. Por se tratar de tarefas com operações de máquinas de grande porte, é considerado trabalho de risco, podendo ocorrer acidentes em altura, esmagamento de partes de corpo ou até mesmo risco de morte. Acontecimentos que podem provocar grandes impactos, até mesmo, muitas vezes irreversíveis sobre a saúde e o bem-estar desses trabalhadores, afetando também as instituições pelos quais estão vinculados. Para tanto, para esse tipo de atividades, é relevante ressaltar a humanização desses colaboradores. Compreendê-los de serem além de simples homens providos de conhecimentos para a operação dessas máquinas cumprindo com as exigências do cargo, mas sim, como indivíduos que devem estar em condições psicológicas adequadas no momento em que exercem tais ações. Essa visão de homem, munido de emoções, facilitará a percepção e o controle dessas variáveis que podem levar a resultados negativos e se tornar uma aliada na qualidade desses serviços prestados.
Por isso, é bom relembrar que a principal recurso do trabalho não são os maquinários de movimentação de cargas e sim que o fundamental instrumento é o próprio colaborador que pode levar ao sucesso ou ao fracasso da empresa em que atua.
Mediante às ocorrências anteriores, em diversos setores laborais, O Ministério do Trabalho e do Emprego apontou preocupação em relação a Segurança e a Saúde Organizacional do trabalhador. Algumas providências tomadas vêm sendo cumpridas com obrigatoriedade em formas de lei e normas. Empresas que exigem funções em ambientes adversos, devem submeter seus colaboradores a Avaliação Psicossocial. As principais atividades exigidas de acordo com as Normas são:
- NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
- NR11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de materiais
- NR33 – Espaço Confinado
- NR35 – Trabalho em Altura
- NR20- Segurança e Saúde no trabalho com Inflamáveis e Combustíveis
Compreender que os colaboradores são consequências de sua própria história de vida caracterizada por diferentes emoções e que estão em constante interação com o meio em que convivem, são uma das principais formas de contribuir na prevenção e implementação de recursos que possam contribuir positivamente para a solução na redução do índice de acidentes de trabalho. Por isso, a Avaliação Psicossocial deve ser aplicada periodicamente, os indivíduos podem sofrer alterações psicológicas e emocionais ao longo do tempo, afetando o resultado de as suas atividades.