Avaliação Psicológica

Fator Humano TD > Serviços  > Avaliação Psicológica
Testes Psicológicos de Personalidade

Avaliação Psicológica

Gestão de Negócios por Competências

 

No decorrer dos anos, a economia sofreu mudanças e o modelo de gestão de negócios se transformou com um foco de desempenho empresarial capacitado em atrair, desenvolver e reter pessoas talentosas.  Identificar profissionais que atendam a demanda de competências exigidas de acordo com o cargo, tem favorecido as organizações no mercado de trabalho competitivo. Tal investigação consiste em técnicas específicas, que verificam detalhamentos dos diversos perfis variados, demonstram as aptidões e traços comportamentais, orientando para cargos e funções adequadas. Esse levantamento de perfil favorece até mesmo, a que tipos de treinamentos serão necessários aplicar para o desenvolvimento de determinadas competências, que necessitam de evolução para melhor se exercer uma determinada atividade. Esses instrumentos utilizados, além de indicar candidatos mais adequados para preencher requisitos, devem estar em harmonia com a visão, a missão, e os valores da Instituição.

 

Tais recursos são variados e podem ser: análise de currículo, entrevista, dinâmicas de grupo, testes psicológicos, entre outros.

 

A Importância da Avaliação Psicológica

 

A avaliação psicológica, método científico que permite identificar o perfil mais adequado com as competências requisitadas para um determinado cargo, também é precisa para reconhecer sinais de controle emocional através de testes psicológicos de personalidade. Esse veículo é capaz de reconhecer fatores como a ansiedade, a impulsividade, a liderança, a agressividade, a depressão, a relação interpessoal e outros traços relevantes, que afetam o comportamento adequado para o exercício da função.

 

A escolha da bateria de testes psicológicos deve ser realizada de acordo com o cargo almejado e as características relevantes a serem analisadas para tal função.  Seguindo o exemplo dos condutores de máquinas, como empilhadeiras, guindastes e outras, são imprescindíveis que sejam avaliados além dos traços da personalidade, elementos como o nível de atenção, a forma como o indivíduo se adapta diante das dificuldades encontradas e outros fatores importantes. Nesse seguimento, é possível medir até mesmo o nível de produtividade de cada um, podendo favorecer também as organizações que possuem o foco em metas de alto nível de rendimento.

 

Considerando que esses colaboradores estão inseridos e em constante interação com o meio em que convivem, é afirmativo dizer que estes estímulos podem provocar seu estado psicológico podendo exibir indícios de emotividade, ou seja, irregularidades apresentadas no seu controle emocional. Por isso, a necessidade de se aplicar a avaliação psicológica periodicamente para a muitos dos cargos.

 

Durante o período de aplicação dos testes psicológicos, essas avaliações apontam quais são os colaboradores que se encontram mais adequados para determinada função. Possibilita ainda, dar direcionamento às empresas sobre os treinamentos que devem executar para desenvolver as competências que foram apontadas em déficit, encaminhando determinados colaboradores para desenvolverem certas competências que podem afetar resultados positivos no seu trabalho. Ou até mesmo, utilizar este recurso para uma avaliação promocional a partir dos resultados apontados. Essas são formas que contribuirão para a saúde organizacional e a do trabalhador, apontando ainda para a segurança e a qualidade dos serviços, com possível redução no índice de acidentes de trabalho.

 

As Avaliações Psicológicas, instrumento fundamental para identificar características adequadas para um cargo específico e contribuir para a prevenção de acidentes de trabalho, são regulamentadas de acordo com o Conselho Federal de Psicologia. Com a preocupação de gerar resultados fidedignos, foram elaboradas e estudadas medidas específicas para públicos de cada Estado, garantindo efeitos favoráveis para as organizações que utilizam desse recurso. 

 

Leia mais sobre Avaliação psicológica no Artigo : Quem nunca passou por uma avaliação psicológica

Ilva Anunciação
Ilva Anunciação

Psicóloga fundadora da Fator Humano T&D. MBA em Gestão Estratégica em Recursos Humanos. Psicóloga Perita em Avaliação Psicológica e em Trânsito. Formação Técnica para Instrutora em Treinamentos pela Marinha.

Sem comentários

Poste um Comentário

Comentário
Nome
E-mail
Website