Atendimento Psicológico Online no Ambiente Corporativo

Fator Humano TD > Artigos  > Atendimento Psicológico Online no Ambiente Corporativo
Atendimento Psicológico Online no Ambiente Corporativo

Atendimento Psicológico Online no Ambiente Corporativo

O Atendimento Psicológico Online no Ambiente Corporativo é um importante recurso que as empresas tem buscado como alternativa para a gestão de riscos. Sabemos que hoje, uma organização que queira manter-se em destaque com metas e resultados alinhados de acordo com o planejamento estratégico, deve primordialmente investir na saúde mental de seus colaboradores. Já é constatado em pesquisas científicas e em órgãos competentes, de análises estatísticas mundiais, que a qualidade de vida e o bem estar dos trabalhadores que farão com que a qualidade dos serviços e o desenvolvimento da empresa sejam garantidos. O artigo trará pontos importantes que vem sendo discutidos na atualidade:

Atendimento Psicológico Online no Ambiente Corporativo é importante?

Sim, podemos dizer que é fundamental. Quando indicamos ao trabalhador o processo de terapia e deixamos nas mãos deles, poucos são os que vão em busca de um psicólogo. Ainda existem muitos tabus em torno disso. Há o falso conceito de que quem vai ao terapeuta é porque não está com bom equilíbrio mental ou até mesmo encaram como um sinal de fraqueza. Isso não é verdade e nem deve ser assim…. o ideal é que o trabalhador possa ter disponível essa possibilidade de acompanhamento, justamente para que sentimentos não fiquem latentes e no futuro o indivíduo possa vir a adoecer. Ele terá esse espaço para falar sobre qualquer situação, pessoal ou profissional. A psicoterapia deve ser também um serviço de prevenção e não somente apenas para servir de suporte após um ocorrido, de forma reativa.

Todas as empresas devem aplicar esse sistema?

Hoje em dia as grandes organizações já estão mais conscientes sobre a importância da saúde ocupacional. Já é comprovado, através de pesquisas, que a saúde do colaborador está relacionada não somente na qualidade dos serviços, mas também nos níveis de acidentes de trabalho. A Organização Mundial de Saúde – OMS, aponta que, no Brasil, entre as principais causas de afastamento no trabalho estão os transtornos mentais – ocupando a terceira posição. O Atendimento Psicológico Online no Ambiente Corporativo serviria como um dos recursos de prevenção a esse tipo de adoecimento, mas também podendo dar todo o suporte necessário para aqueles que retornam ao trabalho após um período de afastamento.

Como é o processo do Atendimento Psicológico Online no Ambiente Corporativo?

Esse é um sistema que disponibiliza psicólogos através de uma plataforma virtual. Os funcionários da organização sabem que ali o serviço está disponível em alguma data e horário específicos. Os atendimentos podem ser através de grupos, trabalhando diversos temas, de acordo com a necessidade vivida no ambiente organizacional ou de forma individualizada. A forma de se aplicar dependerá do tipo de demanda da empresa. Pode funcionar através de pacotes também, com um número de sessões estipuladas ou por tempo indeterminado. O ideal é sempre ter algum serviço que ofereça esse tipo de suporte.

E esse tipo de psicoterapia nas empresas funciona?

Sim. Na verdade tem trazido muitos resultados positivos. Esse recurso disponibilizado facilita o acesso do trabalhador a rede. Muitas vezes, os mais resistentes a participar percebem que os evolvidos apresentam satisfação e o receio e o medo acabam sendo quebrados. A terapia está ali disponível, então até pela curiosidade acabam participando e quebrando qualquer tipo de resistência. Muitos se reencontram nesse meio como uma forma de fortalecimento de si mesmos. Eles acabam frequentando mais da terapia integrada ao ambiente organizacional do que aquela pela busca por si só em consultórios particulares. Um colega de trabalha acaba de forma indireta estimulando ao outo a participarem.

Qual é o número de sessões ideal para o Atendimento Psicológico Online no Ambiente Corporativo?

Não existe um número exato de encontros para a psicoterapia. O importante é o serviço estar disponível e o trabalhador se conscientizar sobre a sua importância e de forma voluntária participar até quando achar necessário. Muitas vezes podemos chamar esse tipo de terapia de plantão psicológico. O desenvolvimento é diferente da terapia convencional. Normalmente mais objetiva que a forma convencional.

Esse tipo de terapia lida com qualquer tipo de caso?

Essa psicoterapia trabalha as questões emocionais, até mesmo as mais profundas do indivíduo. Porém, quando aplicada de forma coletiva e no meio há alguém com uma necessidade mais específica e que requer maior atenção, encaminhamos essa pessoa para a terapia convencional. Na individualizada, também podem ocorrer casos em que a indicação de uma psicoterapia mais específica ou de tempo maior seja necessária. Esse processo online e de sistema de plantão normalmente há um prazo menor para o número de sessões e dependendo da demanda, o ideal é a continuação desse trabalho com um profissional especializado no determinado assunto.

Existe diferença entre as empresas que implantam o sistema de Atendimento Psicológico Online no Ambiente Corporativo daquelas que deixam por conta da iniciativa de cada um?

Com certeza. Só de plantar um sistemas desses a empresa já estará mostrando ao trabalhador que existe uma preocupação com o bem estar dele. Entre o funcionário e a organização existe um tipo de “reciprocidade psicológica”, como se fosse uma forma de retribuição do quanto a pessoa se dedica, se empenha por um lugar que se preocupa consigo. Se a empresa oferece um ambiente satisfatório, positivo, onde a preocupação com bem – estar de cada um é um fator importante, com certeza terá um cenário mais positivo e de resultados mais satisfatórios.

Quais são os conselhos que possíveis a se dar para as empresas sobre investir em saúde mental e nesse método?

A indicação é que toda empresa que preze pela sua evolução e crescimento do seu sistema de gestão, deve preocupar-se com o capital humano. São os empregados quem movem o sistema. E hoje, não podemos falar em desenvolvimento humano sem também ressaltar o capital psicológico. A psicologia da saúde ocupacional está em ascensão e as empresas que não acompanharem esse processo, poderão perder espaço para a concorrência. Pois, um serviço que não oferece essa qualidade ao empregador, não terá a mesma performance daquelas que colocam essa fator até mesmo como prioridade. As multinacionais já estão trazendo esse sistema de padronização da Europa para o Brasil. O Atendimento Psicológico Online no Ambiente Corporativo é um método simples de se introduzir e não requer preocupação com deslocamentos de funcionários. É a nova tendência nesse cenário organizacional.

Ilva Anunciação
Ilva Anunciação

Psicóloga fundadora da Fator Humano T&D. MBA em Gestão Estratégica em Recursos Humanos. Psicóloga Perita em Avaliação Psicológica e em Trânsito. Formação Técnica para Instrutora em Treinamentos pela Marinha.

Sem comentários

Poste um Comentário

Comentário
Nome
E-mail
Website

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.